A data para realização do próximo bingo está sendo definida e em breve será divulgada.

saiba como funciona

ATIVIDADES

MUDANDO ATITUDES

A SPAC

Inscreva-se no Boletim SPAC

Apoio a proibição da circulação de veículos puxados por animais em Curitiba

sexta-feira, 25 de setembro de 2015 | 13h34

Foto abaixo enviada a Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba (SPAC) em agosto de 2015. O cavalo não conseguia puxar a carroça. Com interferência de terceiros os responsáveis pelo animal retiraram mais da metade da carga da carroça antes de continuar. Não tivemos notícia deste animal que certamente continua sofrendo o mesmo abuso.

O Projeto de Lei municipal que proíbe a tração animal e a permanência de grandes animais soltos ou atados por cordas, ou outros meios, em vias e logradouros públicos, seguirá para segunda votação na próxima segunda-feira, 28 de setembro, às 9 hrs na Câmara Municipal de Curitiba. Este PL foi aprovado por unanimidade em primeira votação e é preciso o apoio de todos para sua aprovação em segunda votação, seja comparecendo a Câmara ou através de mensagens via e-mail para os vereadores de Curitiba (e-mails vereadores).

Tem havido manifestações contra esta proibição no que envolve a questão social das pessoas que se utilizam deste meio para coleta de recicláveis. Ocorre que a utilização da tração animal no meio urbano é tão prejudicial para os animais (geralmente cavalos) quanto é para a população. Os maus tratos são inerentes a esta atividade, além do risco para o trânsito, tanto com a presença das carroças quanto dos animais que são mantidos inadequadamente e acabam soltos em via pública (ou propositalmente abandonados por seus responsáveis quando adoecem, se ferem ou não aguentam mais se levantar por desnutrição, desidratação, esforço extremo)

As pessoas que trabalham com a a coleta de recicláveis (e frizamos tem função fundamental na sociedade) precisam sim de apoio de várias formas, mesmo os que não utilizam a tração animal. É preciso ajudar a mudar a realidade destas pessoas com melhores condições de trabalho e outras medidas de inclusão e viabilização de oportunidades. Manter a tração animal não é a solução para o problema social e é um abuso que ocorre diariamente contra os animais que também são protegidos por lei. Prática de abuso e maus tratos contra animais é crime e também uma questão moral para sociedade.

Assistência gratuita não tem sido suficiente para livrar estes animais do sofrimento. Há inúmeros casos de crueldade cometidas contra estes animais mesmo com oferta sem custo de atendimento veterinário e acompanhamento, sendo que muitos são tratados e retornam com os mesmos problemas de saúde ou piores. São inúmeros os casos de maus tratos aos equinos já divulgados dos quais participamos diretamente com socorro, atendimento ou registro de boletim de ocorrência na Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), ações em conjunto ou isoladas da Rede de Defesa e Proteção Animal de Curitiba (RDPA) e Centro de Controle de Zoonoses e Vetores (CCZV). Os casos são constantes, recorrentes. Os animais são submetidos ao sofrimento extremo e a maioria não sobrevive aos maus tratos.

Segue abaixo “alguns casos” de socorro a equinos no município de Curitiba dos quais participamos de alguma forma. Há muitos outros. Precisamos ajudar a mudar esta realidade! Os animais são vítimas e dependem totalmente de nossas escolhas e atitudes. Eles certamente não conseguem se ajudar…

 


Cavalinho atropelado com duas fraturas completas atendido pela RDPA na Caximba

Link da notícia

Cavalo atropelado e outro abandonado em via pública morrem no mesmo fim de semana em Curitiba

Link da notícia
 

 

Potrinho atropelado abandonado para morrer na Vila Pantanal

link

 

Eguinha agonizando no Boa Vista

link

 


Eguinha abandonada no Alto Boqueirão

link

 

Eguinha agonizando no Ganchinho

link

Cavalinho ferido resgatado no Cajuru

link

Cavalinho vítima de espancamento e negligência resgatado no Cabral

link

 

Eguinha da cria em via pública na Barreirinha

link

 

Eguinha envolvida em acidente sendo conduzida por menores no Jardim Social

link

 
Soraya Simon
Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba
www.spacuritiba.org.br

são nossos apoiadores:

Pró Vita Eventos

Av. Sete de Setembro, 4923 - 8ºandar Batel - 80240-000 - Curitiba - PR

www.provita.com.br

Instituto Nina Rosa

Organização independente sem fins lucrativos. Promove conhecimento sobre defesa animal, consumo sem crueldade e vegetarianismo por meio da educação humanitária.

www.ninarosa.org.br

Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba - SPAC

NOVO ENDEREÇO: Estrada Nova de Colombo, 5504 - Santa Cândida

Curitiba - Paraná - CEP: 82.720-010

spacuritiba@spacuritiba.org.br

Telefone: 41 3357-7968

©2008 - 2017 - Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba - SPAC

privacidade | termos | o que você acha do site da SPAC?