A data para realização do próximo bingo está sendo definida e em breve será divulgada.

saiba como funciona

ATIVIDADES

MUDANDO ATITUDES

A SPAC

Inscreva-se no Boletim SPAC

Cães e égua feridos socorridos em Pinhais neste domingo

domingo, 8 de maio de 2016 | 22h41

Na manhã de hoje recebemos pedido de ajuda para recolher um cão pit bull que atacou um outro cão abandonado no bairro Maria Antonieta no município de Pinhais. A vizinhança separou o pit do outro cão após amarrar um de seus pés a um poste com uma corda. Pediram ajuda a Guarda Municipal (GM) que entrou em contato conosco.

Pit amarrado ao poste em Pinhais

O pit estava ferido devido a tentativa de separação da briga. É dócil com as pessoas, mas queria atacar todos os cães que avistava. Os moradores ajudaram a localizar o cão que foi mordido, mas não tínhamos como transportar os dois animais. A Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba (SPAC) conta com voluntários em seus próprios veículos particulares para socorro. Felizmente um morador que passava no local quis acolher o pit. Ajudamos a colocá-lo em seu veículo e o seguimos a sua residência. Pedimos que nos acompanhasse a SPAC para o atendimento ao animal e oferecemos a castração, mas estava com dificuldade em ir a SPAC e iria levá-lo em veterinário próximo.

Mestiço labrador sedado em atendimento na SPAC

Enquanto socorríamos os cães recebemos pedido de ajuda para uma égua que havia sido atropelada na noite anterior por volta de 22 hrs no bairro Pineville também em Pinhais. Finalizamos o socorro ao cão mordido para então seguir ao socorro da égua. O cão foi atendido na SPAC pela Dra. Juliana Souza Vaz e sedado para limpeza dos ferimentos. Tinha vários ferimentos nas pernas e no tronco. Ele é muito dócil com pessoas e animais. O batizamos de Janjão. Precisa de uma família adotante.

Quando ligamos para o Hospital Veterinário Equivet para informar que precisaríamos de atendimento a égua, haviam acabado de receber ligações de populares sobre o caso. Fomos ao local em seguida e pedimos apoio da GM para registro da ocorrência. O responsável pelo animal apareceu onde a égua se encontrava pouco tempo antes de chegarmos. Alegou que não sabia que ela estava lá. Que a deixava em um terreno próximo e que terceiros a deixavam fugir frequentemente. Informamos que iríamos registrar ocorrência por prática de abuso e maus tratos e omissão de cautela na guarda do animal na Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA). A égua estava quase em choque quando recebeu atendimento e com fratura em uma das pernas dianteiras, fator que já impossibilitaria sua recuperação. Só foi possível abreviar seu sofrimento. Duas pessoas que se sensibilizaram com a situação do animal arcaram com os custos do atendimento junto a Equivet no valor de R$ 450,00, valor que ficaria sob a responsabilidade da SPAC.

Pit na residência de um morador de Pinhais

Égua ferida em Pinhais

Todas as Prefeituras deveriam ter plantão 24hrs para dar apoio as Polícias ou atender a denuncias da população em situações de emergência envolvendo animais, seja na apreensão ou socorro. No caso da égua, a equipe do Sistema Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergências (SIATE), após socorrer o motociclista que colidiu com a égua, prestou atendimento ao animal limpando os ferimentos e enfaixando. Funcionários da Prefeitura de Pinhais compareceram ao local por conta própria após terem conhecimento do caso por terceiros.

Quem tiver informações que levem ao responsáveis pelo pit bull e Janjão devem entrar em contato diretamente com a DPMA pelo telefone (41) 3251-6200. O Janjão vivia em situação de abandono há algum tempo e era alimentado pela vizinhança.

 

Soraya Simon
Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba
www.spacuritiba.org.br

são nossos apoiadores:

Hilário Trigo

Coaching & Desenvolvimento Organizacional
Rua Humberto Geronasso, 984 Conj. 01
Curitiba - PR +55 41 3901-2262 | 8889-7152

www.hilariotrigo.com.br

CAV - Centro de Ação Voluntária

O CAV auxilia-nos gerenciamento de voluntários. 41 3322-8076

www.acaovoluntaria.org.br

Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba - SPAC

NOVO ENDEREÇO: Estrada Nova de Colombo, 5504 - Santa Cândida

Curitiba - Paraná - CEP: 82.720-010

spacuritiba@spacuritiba.org.br

Telefone: 41 3357-7968

©2008 - 2017 - Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba - SPAC

privacidade | termos | o que você acha do site da SPAC?