A data para realização do próximo bingo está sendo definida e em breve será divulgada.

saiba como funciona

ATIVIDADES

MUDANDO ATITUDES

A SPAC

Inscreva-se no Boletim SPAC

Hospital da Equivet doa honorários em cirurgia para ajudar a salvar cavalinho resgatado em Curitiba no dia de ontem

domingo, 3 de janeiro de 2016 | 10h40

Na tarde de ontem recebemos pedido de ajuda para um cavalinho caído no bairro Uberaba em Curitiba que teria sido vítima de atropelamento. Solicitamos atendimento do Hospital Veterinário Equivet e apoio da Guarda Municipal de Curitiba (GMC) para o socorro.

Foto do cavalinho caído no Uberaba em Curitiba enviada por quem pediu ajuda

No local a Dra. Priscilla Schmitz avaliou que o cavalinho estava na verdade com um quadro severo de cólica com possibilidade de obstrução intestinal. Submeteu o animal a terapia de emergência para tirá-lo do estado de choque e poder encaminhá-lo para o Hospital da Equivet. Ele estava em muito sofrimento.

Chegando ao Hospital da Equivet foi submetido a terapia intensiva, mas não apresentou melhora, indicação de que o animal estaria realmente com obstrução intestinal e precisava ser submetido a cirurgia de emergência, o que poderia ficar no valor de R$ 10.000,00 com procedimento e medicações no pós-operatório.

Atendimento do cavalinho pela Equivet com apoio da GMC

Atendimento do cavalinho pela Equivet com apoio da GMC

Pedra que rompeu o intestino do cavalinho Dálmata

Como se tratava de uma animal resgatado em situação de maus tratos, estando sob a responsabilidade da Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba (SPAC), a equipe da Equivet se ofereceu para realizar o procedimento com a doação dos seus honorários a SPAC e auxiliar nos custos que ainda seriam altos com material e medicações na cirurgia e pós.

Dálmata, como batizamos o cavalinho, foi submetido ao procedimento, mas infelizmente o estado dele era muito grave. Seu intestino havia se rompido por uma “pedra” que se formou e obstruiu seu intestino e não resistiu. O procedimento terminou por volta da meia noite.

Somos extremamente gratos a toda Equipe do Hospital Veterinário da Equivet, os médicos veterinários Henriette Graf, Ingrid Kingeski, Raissa Martins, Priscilla Schmitz e Wilian Repinoski Santos, que nos auxiliaram na possibilidade de salvar a vida do cavalinho Dálmata.

Cadelinha resgatada de residência no Uberaba no paninho cedido por um dos moradores

Em tempo, durante o atendimento do Dálmata, um dos moradores relatou que havia uma cadelinha em muito sofrimento em uma residência próxima. Encontramos a cadelinha idosa caída na residência, chorava muito. Regatamos a cadelinha e pedimos uma coberta para o morador. Ela também foi atendida pela Dra. Priscilla. Tinha vários tumores externos e internos, estava cega, paralisada, com larvas que já haviam tomado seu intestino, já em estado terminal, sem chances de recuperação. Teve que ser eutanasiada.

Registramos ocorrência com a GMC e iremos registrar a ocorrência com a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA). Como sempre, pedimos ajuda para localizar o responsável pelo cavalinho Dálmata. Quem tiver informações deve entrar em contato diretamente com a DPMA nos telefone (41) 3356-7047/3251-6200. Do responsável pelos maus tratos a cadelinha resgatada temos as informações.

A SPAC pagou o transporte do Dálmata a Equivet no valor de R$ 300,00 e aguarda o fechamento dos valores dos atendimentos pela Equivet.

Lembrando que a SPAC é uma organização não governamental, não recebe verba do governo, sobrevive de colaborações da população e renda da Clínica Veterinária que funciona no local, sendo os animais sob a responsabilidade da SPAC, socorridos por denuncias de maus tratos e abandono, tratados voluntariamente pela pelas médicas veterinárias da SPAC. Veja como ajudar no link.

 

Soraya Simon
Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba
www.spacuritiba.org.br

tags relacionadas:

são nossos apoiadores:

Pró Vita Eventos

Av. Sete de Setembro, 4923 - 8ºandar Batel - 80240-000 - Curitiba - PR

www.provita.com.br

Instituto Nina Rosa

Organização independente sem fins lucrativos. Promove conhecimento sobre defesa animal, consumo sem crueldade e vegetarianismo por meio da educação humanitária.

www.ninarosa.org.br

Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba - SPAC

NOVO ENDEREÇO: Estrada Nova de Colombo, 5504 - Santa Cândida

Curitiba - Paraná - CEP: 82.720-010

spacuritiba@spacuritiba.org.br

Telefone: 41 3357-7968

©2008 - 2017 - Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba - SPAC

privacidade | termos | o que você acha do site da SPAC?